quinta-feira, 16 de setembro de 2010

As Hidrelétricas

Hidrelétrica é um conjunto de obras e equipamentos que produz energia elétrica através do aproveitamento hidráulico dos rios. Nas hidrelétricas, a energia potencial gravitacional da água é transformada em energia cinética de rotação, que posteriormente, é convertida em energia elétrica. O Brasil é um dos países que mais utiliza as hidrelétricas como forma de obtenção de energia, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e do Canadá; o país, juntamente com o Paraguai, construiu Itaipu, a maior usina hidrelétrica do mundo. Isso é explicado devido ao grande potencial hídrico que o Brasil possui.


A água dos rios movimenta uma turbina hidráulica que é ligada a um gerador, o qual produz a energia elétrica e a transmite para a rede de distribuição. O potencial hidráulico é proporcionado pela concentração dos desníveis existentes ao longo do curso de um rio, especialmente dos rios planálticos.

Assim como todo empreendimento energético, as hidrelétricas provocam alguns tipos de impactos ambientais, os quais são motivos de polêmica nas discussões sobre desenvolvimento sustentável. Embora a energia hidrelétrica seja considerada limpa e renovável, a construção de uma hidrelétrica pode provocar o alagamento de áreas vizinhas e o aumento no nível dos rios, destruindo o habitat natural de muitas espécies, principalmente de animais aquáticos.

Em todo o mundo, a energia hidrelétrica representa 19% da eletricidade consumida no ano de 2005, produzindo um total de 930 mil megawatts, equivalente a 5 bilhões de barris de petróleo.


Hidrelétrica de Itaipu

Nenhum comentário:

Postar um comentário